Projeto Musicalização Infantil
Justificativa: A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve na criança a sensibilidade à música, além de outras qualidades tais como: concentração, coordenação motora, sociabilização, acuidade auditiva, respeito a si próprio e ao grupo, destreza do raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo. A música está presente antes do nascimento em nossas vidas, e ainda no ventre das mães tivemos o contato com ondas sonoras vindas de fora, ou dos sons das vozes delas. Antes ainda de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, etc., experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Logo que se percebe sentado ou mantendo-se em pé, o ritmo de uma música o leva a acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança por meio do ouvir, cantar, imitar, dançar, etc., constrói seu conhecimento sobre música. Além disso, a música esta presente em várias culturas, e consiste numa importante forma de expressão humana. É uma linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”.
Objetivo geral: O objetivo do curso de musicalização infantil é apresentar às crianças o universo da música, com a introdução lúdica e criativa da prática instrumental, estimulando as habilidades musicais e artísticas dos alunos, além de desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música.
Público Alvo: Este projeto é destinado à Educação Infantil e também ao Ensino Fundamental nas séries iniciais.
Duração: Será desenvolvido no decorrer do ano letivo.
Objetivos específicos:
- > Estimular o desenvolvimento corporal/ coordenação motora, auditivo e sensorial;
- > Utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
- > Desenvolver a cultura musical: grupos musicais locais, regionais, cultura popular, concertos, shows, festivais;
- > Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação à música;
- > Favorecer a integração social, trabalho em equipe, auto-confiança, desembaraço, auto-estima, criatividade;
- > Memorizações de conteúdos, como nº e sequência matemática;
- > Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
- > Reconhecer sons vocais e não vocais;
- > Integração com outros saberes: novas palavras (português), raciocínio lógico (matemática), história, geografia, educação física (desenvolvimento motor, corporal), ciências, meio ambiente, etc.
Recursos:
- > Rádio, TV, CDs, DVDs com músicas infantis;
- > Instrumentos musicais: teclado, violão, flauta, etc., para acompanhar as músicas;
- > Instrumentos musicais de percussão confeccionados com sucata pelos próprios alunos;
- > Papel, lápis de cor, EVA, etc., para atividades de registro das atividades;
- > Fantoches, bonecos, etc.;
- > Jogos, brinquedos.
Procedimentos: As aulas de musicalização são planejadas tendo como base metodologias contemporâneas na área da aprendizagem musical da primeira infância, psicologia e cognição musical. Todas as atividades envolvem a vivência musical de forma lúdica e divertida explorando o corpo, a voz, instrumentos musicais, apreciações, criações. Nas aulas, as crianças ainda têm a oportunidade de conhecer músicas de diversas culturas descobrindo novos instrumentos e formas de cantar.
- > Explorando os sons nas atividades dentro ou fora da sala de aula, sons da natureza, sons produzidos pelas pessoas, objetos, etc.;
- > Os sons que ouvimos têm entonações diferentes e através de brincadeiras trabalhar: Sons graves/agudos: voz fininha e voz grossona; Sons fortes/fracos: intensidade; Sons curtos/longos: duração, etc.;
- > Contação de histórias com fantoches;
- Realizar roda dos ritmos e sons – com pés, mãos, boca, etc., trabalhar diferentes ritmos e intensidades;
- > Criar músicas, ouvir, observar e diferenciar diversos tipos de som através de brincadeiras;
- > Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda e realizar brinquedos rítmicos;
- > Utilizar as letras das músicas para explorar as cores, vogais, numerais, dias da semana, higiene, lateralidade entre outros;
- > Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
- > Movimentar-se espontaneamente ao som de músicas com ritmos variados.
Criação de Instrumentos com sucatas:
- > Tambores: com caixas, latas de leite em pó e potes de sorvetes, pega-se um fio de cordão ou tira para a alça do tambor e duas varinhas que servirão de baquetas.
- > Pratos: Tampas de panelas velhas.
- > Triângulo: viga de construção dobrada em forma de triângulo, e utiliza-se um pedacinho da viga para tocar.
- > Chocalhos: Com latas, garrafas pet, copos e diversas sementes dentro.
- > Recos-recos: pedaços de madeira com nervuras.
- > Coco seco: o coco deve ser serrado ao meio, pode usar também uma cabaça.
- > Flautas: Canos de PVC finos, ou pedaços de bambu finos faz-se uma flauta.
- > Outros.
Avaliação: Global, contínua e diária através da observação direta do professor.
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