Projeto Cidadania

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Justificativa: Sentimos a necessidade de resgatar em  nossos alunos valores como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para que juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.

Duração:  Durante todo o presente ano letivo

Público Alvo: Alunos da educação infantil

Objetivos:
  •  > Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
  •  > Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
  •  > Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento a tudo que a cerca;
  •  > Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto;
  •  > Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
  •  > Levar a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
  •  > Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso;
  •  > Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, etc.;
  •  > Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
  •  > Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
  •  > Despertar na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade;
  •  > Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
  •  > Levar a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
  •  > Levar a criança a perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
  •  > Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;
  •  > Conscientizar as crianças quanto a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
  •  > Despertar na criança atitudes simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede; manter os banheiros limpos e seu uso corretamente;
  •  > Conscientizar a criança para a educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo uso desses transportes;
  •  > Aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu cotidiano;
  •  > Levar a inclusão social e a igualdade racial;
  •  > Desenvolver a habilidade de realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados levantados, apresentação do produto final);
  •  > Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;
  •  > Subsidiar e ampliar os conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de cada um.
  •  > Colaborar no desenvolvimento das crianças, habilidades práticas e habituais (contínuas) com relação à reflexão, diagnóstico, planejamento, criticidade e soluções em relação às questões sociais.

Conteúdo:

  •  > Atividades orais e escritas;
  •  > Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
  •  > Brincadeiras;
  •  > Músicas;
  •  > Pinturas, Dobraduras e Recortes;
  •  > Histórias com fantoches;
  •  > Massinha de modelar;
  •  > Painéis
  •  > Poemas;
  •  > Relato de experiências vividas;
  •  > Roda da conversa;
  •  > Dramatizações;
  •  > Pesquisas;
  •  > Elaboração de desenhos espontâneos;
  •  > Criação de histórias;
  •  > Reciclagem com sucatas;
  •  > Passeatas;
  •  > Vídeos;
  •  > Palestras;
  •  > Teatro;
  •  > Exposição de trabalhos;
  •  > Confecção de cartazes;
  •  > Visitas a orfanatos, asilos, escolas, órgãos públicos, empresas, comunidades, etc.

Materiais utilizados:

  •  > Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
  •  > Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
  •  > Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
  •  > Tesoura com ponta arredondada;
  •  > Cola branca e colorida;
  •  > Lápis de cor;
  •  > Giz de cera;
  •  > Giz de lousa;
  •  > Régua;
  •  > Glitter de diversas cores;
  •  > T.N.T, etc.

Avaliação: A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto. Neste sentido, espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas. A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.

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