Projeto Cidadania
Justificativa: Sentimos a necessidade de resgatar em nossos alunos valores como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para que juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.
Duração: Durante todo o presente ano letivo
Público Alvo: Alunos da educação infantil
Objetivos:
- > Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
- > Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
- > Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento a tudo que a cerca;
- > Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto;
- > Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
- > Levar a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
- > Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso;
- > Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, etc.;
- > Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
- > Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
- > Despertar na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade;
- > Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
- > Levar a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
- > Levar a criança a perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
- > Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;
- > Conscientizar as crianças quanto a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
- > Despertar na criança atitudes simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede; manter os banheiros limpos e seu uso corretamente;
- > Conscientizar a criança para a educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo uso desses transportes;
- > Aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu cotidiano;
- > Levar a inclusão social e a igualdade racial;
- > Desenvolver a habilidade de realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados levantados, apresentação do produto final);
- > Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;
- > Subsidiar e ampliar os conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de cada um.
- > Colaborar no desenvolvimento das crianças, habilidades práticas e habituais (contínuas) com relação à reflexão, diagnóstico, planejamento, criticidade e soluções em relação às questões sociais.
Conteúdo:
- > Atividades orais e escritas;
- > Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
- > Brincadeiras;
- > Músicas;
- > Pinturas, Dobraduras e Recortes;
- > Histórias com fantoches;
- > Massinha de modelar;
- > Painéis
- > Poemas;
- > Relato de experiências vividas;
- > Roda da conversa;
- > Dramatizações;
- > Pesquisas;
- > Elaboração de desenhos espontâneos;
- > Criação de histórias;
- > Reciclagem com sucatas;
- > Passeatas;
- > Vídeos;
- > Palestras;
- > Teatro;
- > Exposição de trabalhos;
- > Confecção de cartazes;
- > Visitas a orfanatos, asilos, escolas, órgãos públicos, empresas, comunidades, etc.
Materiais utilizados:
- > Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
- > Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
- > Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
- > Tesoura com ponta arredondada;
- > Cola branca e colorida;
- > Lápis de cor;
- > Giz de cera;
- > Giz de lousa;
- > Régua;
- > Glitter de diversas cores;
- > T.N.T, etc.
Avaliação: A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto. Neste sentido, espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas. A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
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